A Torre Guaita de San Marino, o edifício da ONU em Nova Iorque e um OVNI aparecem juntamente com a bandeira de San Marino e os logotipos da ICER e do CUN no logotipo do Projecto Titan. (a partir de documentos do autor)
Prefácio
A nova estratégia adotada se baseia na Istanza d'Arengo, uma antiga instituição de democracia direta no sistema jurídico de San Marino.
A adoção desta nova estratégia foi decidida após verificar que a iniciativa havia despertado interesse entre os cidadãos de São Marino e que havia uma série de cidadãos dispostos a assinar o Istanza d'Arengo.
Lei nº 72 de 24 de maio de 1995 que regulamenta a instituição da Istanza d'Arengo (a partir de http://www.interni.segreteria.sm)
Como funciona a Istanza d'Arengo
De acordo com as leis que regulamentam esta instituição da Istanza d'Arengo, qualquer cidadão - ou grupo de cidadãos - de San Marino pode apresentar uma Istanza. O Istanza d'Arengo deve ser de caráter público e deve ser apresentado exclusivamente nas duas datas estabelecidas para cada ano (abril e outubro).O pedido deve ser endereçado a Capitães Regentes, os dois chefes de estado de San Marino. Seu papel é verificar se o requisito fundamental do benefício público é cumprido.
Se a verificação for positiva, os Chefes de Estado transmitem formalmente a Instanza ao Conselho Grande e Geral, o Parlamento de São Marino. O Conselho examina a proposta contida na Instanza d'Arengo e, de acordo com as palavras da lei reguladora "No final do debate, o Grande e Geral Conselho decide por votação sobre a aceitação dos pedidos contidos nas petições da Arengo. A aprovação de uma petição Arengo implica um compromisso por parte do Congresso do Estado de agir em conformidade, a fim de realizar a vontade expressa a este respeito pelo Conselho Grande e Geral."
Em outras palavras, se o Parlamento aprovar o pedido contido na Petição, ele emitirá um decreto comprometendo o Governo a agir para implementar o que é solicitado na Petição. Em nosso caso, isto significaria que o Governo estaria comprometido a aceitar a participação de São Marino no Projeto Titano.
Assim, se San Marino participasse do Projeto Titano, sua participação seria baseada em um pedido popular e como resultado da vontade expressa dos representantes eleitos do povo.
A situação atual
A Istanza d'Arengo solicitando que a República de San Marino concorde em participar do Projeto Titano está pronta e será submetida, como exigido por lei, em 2 de outubro, por cidadãos de San Marino que cooperam com a ICER e o CUN.
As páginas que compõem a Istanza d'Arengo (a partir dos documentos do autor)
Nota: por uma questão de justiça, deve ser dito que é um dois passos, porque como vimos antes, há duas etapas de tomada de decisão (primeiro os Chefes de Estado e depois o Parlamento). Entretanto, acho que podemos razoavelmente considerar o resultado positivo da revisão dos Capitães Regentes como uma conclusão inevitável.
Por que a Campanha de Petição Pública Internacional (PPI)?
Como vimos, o pedido de Istanza d'Arengo para que San Marino adira ao Projeto Titano tem um caráter interno, sendo uma petição popular na qual os cidadãos de San Marino pedem ao Parlamento que seu país aceite participar do Projeto Titano. Mas o escopo do Projeto vai muito além da República de São Marino, envolvendo praticamente o mundo inteiro. Lembro que o objetivo do Projeto Titano é ter um escritório da ONU para organizar uma Conferência Mundial sobre o estado dos estudos sobre o fenômeno OVNI/UAP, uma conferência que atuaria como um centro para um estudo internacional e aberto sobre o fenômeno. Portanto, é importante que, através dessas mensagens, os tomadores de decisão de San Marino recebam uma manifestação tangível do vasto escopo do Projeto e do interesse (assim implicitamente da importância) que uma iniciativa como o Projeto Titan já suscitou, e continua a suscitar, em todo o mundo.Come funziona la campagna di Petição Pública Internacional?
A Campanha é baseada em uma plataforma web desenvolvida por mim que permite o envio de uma mensagem pré-embalada na qual o signatário expressa seu desejo de que San Marino concorde em participar do Projeto Titan. As pessoas interessadas podem então acessar facilmente a plataforma PPI, escolher o idioma, clicar no link apropriado e simplesmente adicionar seu nome, sobrenome e localização à mensagem pré-preenchida que se abre, e enviá-la. A mensagem é pré-preenchida com o endereço eletrônico da Secretaria Institucional, o escritório que coordena as atividades dos órgãos constitucionais de São Marino, e com o endereço dos organizadores em cc. A plataforma está disponível em italiano, inglês, francês, português, espanhol e alemão. Qualquer que seja a versão do idioma, o texto da mensagem pré-embalada está em italiano.A plataforma PPI está disponível a partir de 1 de setembro de 2022 até o final do mês, neste endereço: https://paolog.webs.com/TitanPetititon/main.htm ou clicando na imagem abaixo.oppure facendo click sull'immagine qui sotto.
A página inicial da plataforma web para a PPI (a partir dos documentos do autor)
Conclusão
O cenário encantador e neutro da cidade de San Marino e seu Monte Titano, ambos patrimônios mundiais da UNESCO, poderia de fato se tornar a nova "Genebra dos OVNIs"."
Uma vista da Torre Guaita da cidade de San Marino, um dos símbolos de San Marino. (Foto di Matteo Panara em Unsplash)
_____________________________
**** Um grande OBRIGADO por seu apoio ao Projeto Titan por seus dois motores! ****